segunda-feira, 29 de julho de 2013

Coleta Seletiva

O projeto de Descarte de Medicamentos tem como um dos cenários de prática o CAPS II de Palmas-TO, e na última visita no início do mês de Julho a atividade realizada com os usuários foi à elaboração de cestos de descartes de lixos para uso interno da unidade.

Foram elaborados de os de resíduos plásticos e orgânicos, o de papel já havia sido elaborado por outros componentes do grupo em visita anterior. Os de vidro e de metal não foram necessários porque não é realizado o manuseio desses materiais na unidade.
Cesto de  Lixo Orgânico

 Cestos de  Lixo Plástico e Papel


Responsáveis pela elaboração dos Cestos

Uma roda de conversa com os usuários permitiu que todos expressassem seu ponto de vista quanto ao descarte de medicamentos e de como deve ocorrer à coleta seletiva adequadamente. Que deve ser a coleta de resíduos que foram separados no seu local de origem, que pode ser domiciliar ou empresarial.

O que está em condições de reciclagem é coletado e enviado para indústrias, através de cooperativas, para transformarem-se em um novo produto, como latinhas de refrigerante que depois de processadas voltam a ser latinhas de refrigerantes.
        Sobre os medicamentos especificamente, ficou claro para os usuários que quando estes são descartados de maneira inadequada, no esgoto através de ralos de pias e do vaso sanitário, poluem o meio ambiente, contaminando o solo e a água que fica imprópria para consumo. 

Postado por: Carolina Araújo Cunha - Nutrição UFT

3 comentários:

  1. Oi Carolina,
    Muito boa esta iniciativa da coleta seletiva de resíduos no CAPS II, com participação e ânimo dos servidores e pacientes da unidade! A partir dela a gente pode trabalhar com esta comunidade outras aspectos tão importantes que a seleção dos resíduos: a reciclagem, o reaproveitamento de resíduos e a redução dos mesmos. A partir de atitudes simples como esta todos passam a se sentir responsáveis e importantes neste processo coletivo.
    Sem falar que a unidade ainda pode aprimorar o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde com a colaboração dos acadêmicos dos cursos da área da saúde.
    Muito boas as fotos!

    MSc. Renata Murad - tutora PET Saúde Palmas 2012.

    ResponderExcluir
  2. Carolina, que atividade prática interessante.
    As fotos realmente enriqueceram este trabalho, e demonstra a alegria da equipe de contribuir com este trabalho tão sério que é coletar separadamente os resíduos de forma a reaproveitar, reciclar resíduos que não necessitam ir para o aterro sanitário.
    Começo também a pensar, o que fazemos nos ambientes em que vivemos, trabalhamos, estudamos, que venha a contribuir com a diminuição da quantidade de resíduos gerados? Sociedade onde quase tudo é de uso único, descartável. E me instigo a meditar, qual a forma de coleta destes resíduos que proporcionará avanços no reaproveitamento dos mesmos...
    O que mudar, o que sugerir, como sedimentar novos passos? vencer desafios e continuar...
    Parabéns ao grupo pelo trabalho no CAPS II!

    ResponderExcluir
  3. Ficaram mt legais os cestos! Este grupo PET é demais! Mt bom fazer parte deste grupo que está se dedicando ao máximo para contribuir com a formação de uma sociedade mais consciente!

    ResponderExcluir