terça-feira, 20 de agosto de 2013

O que fazer com os medicamentos vencidos? 

É bem comum o hábito de adquirir medicamentos sem receita médica e mantê-los estocados por longos períodos pensando numa necessidade futura. 
Não é tão incomum também a presença de resíduos de medicamentos em nossas residências: um tratamento que foi suspenso, uma reação adversa ao medicamento em uso,  uma  sobra por quantidade a mais da prescrita etc ... 
E quando decidimos fazer um faxina no armário ou local onde costumamos armazenar nossa "farmacinha caseira" temos a surpresa:  medicamentos vencidos ou inapropriados para consumo seguro!!
E agora?  Vira tudo lixo? Resolvido o problema?  O problema só está começando... 
Há uma tendência atual de que os grandes centros urbanos enfrentem esta questão desenvolvendo iniciativas  e projetos para "arrecadar os medicamentos domiciliares vencidos" por meio de estabelecimentos de saúde e órgãos sanitários ( postos, farmácia, drogaria, unidades de saúde da família, secretarias de saúde etc). Bom, isto não resolve tudo, mas uma pequena parte do problema.  
Se você ainda não parou para pensar sobre este assunto e suas implicações, veja o vídeo abaixo no link abaixo, que faz um alerta para a população sobre as consequências para a saúde e meio ambiente quando há descarte incorreto de medicamentos. E não nos esqueçamos de que a automedicação e o descarte incorreto de medicamentos também tem um preço e podemos estar pagando muito caro por isto!   

MSc. Renata Murad- tutora PET - Saúde Palmas 2012- UFT  


3 comentários:

  1. Postagem bem sucinta sobre o tema, vídeo bastante lúdico, gostei bastante. É essa a mensagem que queremos passar com o Projeto Descarte de Medicamentos, quem sabe não conseguimos fazer o que o Projeto Descarte Consciente vem fazendo?

    ResponderExcluir
  2. Carolina, você foi no ponto forte da intenção deste projeto: reflexão crítica e atitude. Parabéns!. Estamos preparando alunos de graduação da saúde para problematizarem a questão junto aos servidores da rede de saúde municipal e a sociedade em geral. Não basta só conhecimento e consciência dos problema que os resíduos da saúde trazem, é preciso um planejamento e gestão destes resíduos e também dos resíduos domésticos. Afinal, todos nós somos consumidores de produtos e serviços de saúde entre tantos outros. Então, fazemos as discussões na expectativa de encontrar soluções! Lembrando que para problemas complicados a solução não é tão simples, mas não é impossível!

    MSc. Renata Murad

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana e super didático o vídeo! Postagem super objetiva, clara e com a cara do nosso projeto! Isso me fez lembrar de que, antes de entrar para o projeto, minha atitude era bem essa de apenas jogar os medicamentos inutilizados no lixo e prontinho!!!! Hoje, com o projeto, minha postura é totalmente diferente: separo os medicamentos vencidos e os levo nos postos de coleta, não faço mais a famosa farmacinha doméstica e, além dos medicamentos, separo os materiais que podem ser reciclados e os levo para o posto de coleta aqui em Palmas! O interessante é que amigos, quando vem me visitar, olham essa atitude e começam a se interessar! Mais legal ainda é que eles também começaram a adquirir este hábito! Aí vai uma dica: primeiramente, precisamos mudar em nós os antigos costumes para, assim, outras pessoas nos tenham como exemplo! :D

    ResponderExcluir